‘Invasão Zero’: A milícia ruralista que está no centro do assassinato de líder pataxó

Grupo que se apresenta como “movimento dos produtores” atua como bando armado contra populações indígenas e camponesas

Arte: Arthur Santana
Roteiro: Norberto Liberator
Ilustração mostra pessoa com cartaz escrito "Nega Pataxó presente!
O assassinato de Maria de Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nêga Pataxó e liderança do povo pataxó hã-hã-hãe, trouxe holofotes para um grupo que há cerca de um ano aterroriza populações indígenas e sem-terra.
Trata-se do autointitulado “Invasão Zero”, que se apresenta como movimento “dos produtores rurais da Bahia e do Brasil”. Na prática, atua como milícia armada de latifundiários, realizando remoções ilegais de comunidades indígenas e camponesas.
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia afirma que o ataque que matou Nêga Pataxó partiu do autointitulado “Invasão Zero”. A bala que matou a liderança partiu da arma do filho de um fazendeiro ligado ao grupo, concluiu a perícia.
Muito ligada à bancada ruralista, a milícia conta com um braço homônimo na Câmara dos Deputados, a “Frente Parlamentar Invasão Zero”, liderada por Luciano Zucco (REP-RS) e que conta com o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (PL-SP).
A prática do “Invasão Zero” e suas relações com o poder não são novidade. Os métodos são semelhantes aos da União Democrática Ruralista (UDR), grupo criado na década de 1980 que organizou pistoleiros para fazer desocupações forçadas e matar lideranças.
A UDR chegou a emplacar um candidato à Presidência da República em 1989, nas primeiras eleições presidenciais desde o golpe de 1964: Ronaldo Caiado, que viria a ser governador de Goiás e senador.

Para esta matéria, foram consultados os seguintes veículos de comunicação:

Brasil de Fato

De Olho nos Ruralistas

Página oficial do Cimi (Conselho Indigenista Missionário)

Arthur Santana

Jornalista e ilustrador mineiro. Interessado em artes e cultura, política, meio ambiente e questões sociais.

Norberto Liberator

Jornalista, ilustrador e quadrinista. Interessado em política, meio ambiente, artes e esportes.

Compartilhe:

Relacionadas

Leave a Reply